O que são as escolas Waldorf
As Escolas Waldorf formam, hoje, uma rede de ensino em crescimento em todo o planeta. São 900 escolas espalhadas pelos cinco continentes e, embora tenham sido criadas na Alemanha, buscam incentivar e incorporar a cultura do país em que se encontram.
No Brasil, a primeira Escola foi criada em 1956, em São Paulo. A partir de então, o movimento tem se expandido com novas escolas em Aracajú (SE), Belo Horizonte, Botucatu (SP), Brasília, Curitiba, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Friburgo, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, entre outras.
Não há uma administração central; cada Escola é independente. Há, contudo, associações que apoiam o movimento, promovendo cursos e congressos de atualização de professores e, muitas vezes, ajuda financeira para escolas de poucos recursos materiais.
A organização administrativa de cada instituição Waldorf também segue o princípio da autogestão. Os professores são responsáveis pelos seus procedimentos pedagógicos, trabalhando sempre em equipe. Cada escola é representada juridicamente por uma Associação sem fins lucrativos, da qual participam professores, pais e aqueles que sentem afinidade com os seus propósitos educativos e culturais. Esta filosofia, ou tipo de gestão que dela provém, não muda em nada quaisquer responsabilidades pedagógicas, financeiras ou jurídicas. A Escola Waldorf responde a todos estes níveis, como qualquer outra escola.
Os pais e a família têm papel preponderante sendo convidados a colaborar para que a proposta seja viabilizada.
“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
Rudolf Steiner
Proposta Pedagógica
A partir da análise de dimensões específicas do ser humano como o pensar, o sentir e o querer, Rudolf Steiner firmou as bases de uma educação que tende a responder às necessidades atuais e futuras da humanidade. Segundo ele, uma sociedade só pode configurar-se e desenvolver-se de forma sadia e adequada às solicitações da época em que está inserida se levar em conta as dimensões essenciais do ser humano.
Sobre a base desse mesmo princípio, concebeu a Trimembração do Organismo Social. Para isso, revalorizou os impulsos da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, como diretrizes máximas das diferentes funções sociais. Definiu a Liberdade como o princípio básico que deve reger a vida cultural-espiritual; a Igualdade como alicerce fundamental da questão jurídico-legal e a Fraternidade como sustento imprescindível para a atividade econômica. Na Educação isso significa:
Desenvolver na criança as bases para um pensamento claro e preciso, isento de preconceitos e dogmas, o que leva à liberdade;
Cultivar sentimentos autênticos não massificados e que respeitem os demais, num marco de igualdade de direitos e obrigações;
Gerar uma capacidade vigorosa de sustentar responsavelmente a fraternidade na vida econômica do futuro.
Essa visão do homem e da sociedade alimenta tudo o que é feito nas Escolas Waldorf do mundo inteiro, tanto na ação pedagógica como no que se refere à sua organização institucional de autogestão colegiada e interação sócio comunitária.
Rudolf Steiner e a Antroposofia
Rudolf Steiner (1865-1924) foi um filósofo austríaco, que desenvolveu através de suas próprias observações e pesquisas um arcabouço de conhecimento sobre a relação do homem com o mundo e com o seu tempo; com a sua origem e com seu destino: Antroposofia (do grego: antropo – homem, sofia – sabedoria). A partir de perguntas que lhe eram trazidas, renovou e ampliou diversas áreas de conhecimento tais como medicina, agricultura, teatro, música e artes. No período pós-guerra preocupou-se com a situação social e econômica que abalava especialmente a Europa e propôs uma nova ordem social baseada nos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade como pilares para a atuação na vida cultural, vida jurídica e vida econômica respectivamente.
Em 1919, o empresário Emil Molt, vê no gênio de Rudolf Steiner a possibilidade de implantar as bases pedagógicas e a estrutura social que procurava oferecer aos filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldof-Astoria em Sttutgart. A educação na Alemanha sofria com a submissão às leis do estado e com a absorção do pensamento cartesiano pela psicologia e pedagogia, no pós-guerra. Rudolf Steiner aceita o desafio de inaugurar a Escola Polivalente com 12 séries. Em 21 de agosto de 1919, ele abre o seminário para a formação dos primeiros professores daquela que seria a primeira escola Waldorf. As conferencias dadas no seminário que aconteceu entre 21 de agosto a 6 de setembro foram compiladas posteriormente em três volumes com o Título de Arte de Educar
- Estudo do Homem
- Metodologia e Didática
- Colóquios Pedagógicos.
Obras consideradas básicas para a formação do professor Waldorf.
A Antroposofia resgata a compreensão sobre as marcantes transformações no desenvolvimento humano que se mostram em ciclos de sete anos, chamados setênios. Os três primeiros ciclos de vida – do nascimento aos 21 anos – fecham o período educacional e são fundamentais para o posterior amadurecimento de cada indivíduo.
Educar para a Liberdade, para a Pedagogia Waldorf significa a busca de um profundo conhecimento da natureza humana e de constante observação das necessidades de cada período educacional e de cada indivíduo.