“… o que levamos de mais belo dos tempos em que fomos educados e instruídos são, na verdade, as lembranças da personalidade de cada professor e educador. Devemos considerar uma sorte podermos, mais tarde na vida, olhar com íntima satisfação para esta ou aquela venerada personalidade de professor. Esse é um prêmio que a vida nos dá. Possibilitar isso para a vida de alguém faz parte da arte de educar e da prática da educação.”
Rudolf Steiner
“… o que levamos de mais belo dos tempos em que fomos educados e instruídos são, na verdade, as lembranças da personalidade de cada professor e educador. Devemos considerar uma sorte podermos, mais tarde na vida, olhar com íntima satisfação para esta ou aquela venerada personalidade de professor. Esse é um prêmio que a vida nos dá. Possibilitar isso para a vida de alguém faz parte da arte de educar e da prática da educação.”
Rudolf Steiner
O Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf de Belo Horizonte foi criado em 2008 para atender, principalmente, à crescente demanda das escolas e jardins Waldorf do estado de Minas Gerais e seus vizinhos, por professores com formação e com o devido aprofundamento na Antroposofia e Pedagogia Waldorf.
Além disso,
com a intensificação da divulgação da Pedagogia Waldorf, professores da rede pública vislumbraram nela possibilidades de apoio e enriquecimento em suas práticas de ensino.
Profissionais de diversas áreas, pais de crianças e jovens passaram a ver na proposta pedagógica antroposófica a solução para educação e novos caminhos de atuação em diversas áreas de trabalho.
Nossa missão
Criar um espaço de formação continuada para educadores e interessados tendo como objetivo comum a compreensão do ser humano fundamentada na antropologia desenvolvida por Rudolf Steiner.
Oferecer uma metodologia que parte da observação dos fenômenos ao redor, entre eles o desenvolvimento humano, para que a prática educacional- pedagógica se dirija às necessidades de cada etapa deste desenvolvimento e de cada individualidade.
Sensibilizar o educador para o caminho de autodesenvolvimento possibilitando o contato com os fundamentos científicos espirituais, aliados a vivências artísticas, sociais, e à prática em sala de aula.
Estrutura atual do curso
O curso compõe-se atualmente de 20 módulos em regime de imersão, sendo 4 módulos por ano – janeiro, Semana Santa, julho e outubro.
Cada módulo é dedicado a um tema apresentado em palestras, aulas e estudos e acompanhado pelas aulas de:
Artes plásticas – modelagem, pintura, desenho de giz de cera, desenho de lousa, desenho de luz e sombra, perspectiva.
Desenho de formas
Trabalhos manuais – tricô, crochê, costura, feltragem
Canto, música, arte da fala, euritmia, ginástica Bothmer, teatro.
Os primeiros módulos do curso são dedicados aos conteúdos básicos da Antroposofia.
Trimembração, Quadrimembração, Os doze sentidos e os sete processos vitais, Biografia Humana, Questão pedagógica como Questão Social, Cosmogênese.
Nos módulos seguintes os alunos percorrerão o caminho desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Período do curso em que vão se dedicar à antropologia de cada faixa etária, à estrutura do currículo, à metodologia e à didática em sala de aula.
A quem se destina o curso
Aos profissionais da área de educação e áreas afins interessados em ampliar sua prática e seus conhecimentos pela antroposofia.
Coordenação
O CWBH é coordenado atualmente por seis professores atuantes na Pedagogia Waldorf.
Maria Nazarete Paganotti
Professora Waldorf especializada em Educação Infantil. Trabalha no Colégio Rudolf Steirner de Minas Gerais desde 1992. Atualmente atua como materneira. Cursou licenciatura em Artes Plástica com Pós graduação em Psicomotricidade. Cursos Nível 1 e 2 nos Estudos do Método Emmi Pikler.
Alberto Sica
Professor Waldorf especializado em Educação Fundamental. Trabalha no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais desde 2020. Atualmente atua como professor de classe e de Ensino Religioso. Atuou como professor de classe, de 2010 até 2019, na Libera Scuola Michelangelo, de Colle Val d’Elsa, Itália. Cursando licenciatura em Pedagogia.
Bernardo Caetano
Professor Waldorf especializado em Educação Fundamental. Trabalha no Colégio Rudolf Steirner de Minas Gerais desde 2009. Atualmente atua como professor de classe. Cursou bacharelado em Arquitetura e licenciatura em Física.
Eva Pimenta
Professora Waldorf especializada em Educação Infantil, Edução Fundamental e Pedagogia Curativa. Atua como professora de classe e de Ensino Religioso no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais desde 2008. Coordena também o Curso de Pedagogia Curativa em Belo Horizonte desde 2012. Fez magistério e concluiu licenciatura em Educação Artística especialização em Música.
Gilda Quintão
Professora Waldorf, especializada em Arte e pós graduada em Artes na Pedagogia Waldorf. Trabalha no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais desde 2011. Atua como professora de Modelagem no Ensino Médio. Bacharel em Artes Plásticas.
Máyra Santos
Professora Waldorf especializada em Educação Infantil, Fundamental, Pedagogia Curativa e pós graduada Ensino Médio. Trabalha no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais desde 2007. Atualmente atua como professora de Ensino Religioso, Matemática, Geometria e Coordenação do EM. Coordena também o Curso de Pedagogia Curativa em Belo Horizonte desde 2012. Fez magistério e cursou licenciatura em Matemática.
Forum de Formadores
O CWBH é reconhecido no Forum de Formadores, órgão que zela pela ampliação da formação de professores no país dentro da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.
Perguntas Frequentes
Qual o órgão máximo que regulamenta as formações Waldorf?
O Curso de Pedagogia Waldorf de Belo Horizonte é caracterizado como Curso Livre, por não ter sua certificação inscrita no Ministério de Educação e Cultura – MEC. Ele é regulamentado pela Federação das Escolas Waldorf do Brasil – FEWB/ Fórum de Tutores. A abrangência dessa certificação envolve todas as escolas waldorf do Brasil e do exterior
Quais critérios são exigidos para participar do Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf?
- Ser maior de 21 anos, ter a formação no Curso Superior de Pedagogia e/ou Licenciaturas e/ou habilitações reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC
- Ter experiência como docente na Educação Infantil e/ou , Ensino Fundamental e/ou Ensino Medio.
- Participação nos Encontros Preparatórios
Quais os passos objetivos para se tornar professor em uma escola waldorf?
- Ter o Curso Superior exigido para as áreas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atender aos critérios do item 2.
- Ter a formação waldorf completa nos Cursos reconhecidos pelo Forum de Formadores- FEWB.
- Ter experiência anterior como docente
- Ter passado por entrevista em alguma instituição Waldorf e submetido ao parecer da Coordenação da Formação Waldorf em curso ou concluída.
- Ter a autoeducação como propósito e instrumento para sua vida e para sua prática pedagógica.