CWBH
  • Principal
  • Quem Somos
  • Pedagogia Waldorf
  • Acervo
  • Contato
  • Inscreva-se
  • Local
  • Links Úteis
  • Acesso do aluno
  • Menu

“… o que levamos de mais belo dos tempos em que fomos educados e instruídos são, na verdade, as lembranças da personalidade de cada professor e educador. Devemos considerar uma sorte podermos, mais tarde na vida, olhar com íntima satisfação para esta ou aquela venerada personalidade de professor. Esse é um prêmio que a vida nos dá. Possibilitar isso para a vida de alguém faz parte da arte de educar e da prática da educação.”

Rudolf Steiner

“… o que levamos de mais belo dos tempos em que fomos educados e instruídos são, na verdade, as lembranças da personalidade de cada professor e educador. Devemos considerar uma sorte podermos, mais tarde na vida, olhar com íntima satisfação para esta ou aquela venerada personalidade de professor. Esse é um prêmio que a vida nos dá. Possibilitar isso para a vida de alguém faz parte da arte de educar e da prática da educação.”

Rudolf Steiner

O Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf de Belo Horizonte foi criado em 2008 para atender, principalmente, à crescente demanda das escolas e jardins Waldorf  do estado de Minas Gerais e seus vizinhos, por professores com formação e com o devido aprofundamento na Antroposofia e Pedagogia Waldorf.

Além disso,

com a intensificação da divulgação da Pedagogia Waldorf, professores da rede pública vislumbraram nela possibilidades de apoio e enriquecimento em suas práticas de ensino.

Profissionais de diversas áreas, pais de crianças e jovens passaram a ver na proposta pedagógica antroposófica a solução para educação e novos caminhos de atuação em diversas áreas de trabalho.

Nossa missão

Criar um espaço de formação continuada para educadores e interessados tendo como objetivo comum a compreensão do ser humano fundamentada na antropologia desenvolvida por Rudolf Steiner.

Oferecer uma metodologia que parte da observação dos fenômenos ao redor, entre eles o desenvolvimento humano, para que a prática educacional- pedagógica se dirija às necessidades de cada etapa deste desenvolvimento e de cada individualidade.

Sensibilizar o educador para o caminho de autodesenvolvimento possibilitando o contato com os fundamentos científicos espirituais, aliados a vivências artísticas, sociais, e à prática em sala de aula.

Estrutura atual do curso

O curso compõe-se atualmente de 16 módulos em regime de imersão, sendo 4 módulos por ano – janeiro, Semana Santa, julho e outubro.

Cada módulo é dedicado a um tema apresentado em palestras, aulas e estudos e acompanhado pelas aulas de:

Artes plásticas – modelagem, pintura, desenho de giz de cera, desenho de lousa, desenho de luz e sombra, perspectiva.

Desenho de formas

Trabalhos manuais- tricot, crochet, costura, feltragem

Observação da natureza–

Canto, música, arte da fala, eurritmia, teatros.

Os 2 primeiros anos do curso são dedicados aos conteúdos básicos da Cosmovisão Antroposófica.

Trimembração, Quadrimembração, Biografia Humana, Cosmogonia, Teoria do Conhecimento, Os doze sentidos e os sete processos vitais, Antropologia Geral, Visão geral do 1º, 2º e 3º setênios, Tipologias, Autoeducação e Estrutura Social das Escolas Waldorf, O ciclo do ano e suas celebrações.

Nos 2 anos seguintes os alunos se dirigem para a área de atuação escolhida

– Educação Infantil ou Ensino Fundamental –

Período do curso em que vão se dedicar à antropologia de cada faixa etária e à estrutura do currículo, à metodologia e à didática em sala de aula.

A quem se destina o curso

Aos profissionais da área de educação e áreas afins interessados em ampliar sua prática e seus conhecimentos pela antroposofia.

Coordenação

O CWBH é coordenado atualmente por quatro professoras com mais de 20 anos de experiência na Pedagogia Waldorf.

Maria Nazarete Paganotti

Professora waldorf especializada em Educação Infantil – trabalha no Colégio Rudolf Steirner de Minas gerais desde 1992 – Atualmente como materneira.
Cursou licenciatura em Artes Plástica com Pós graduação em Psicomotricidade.
Cursos Nível 1 e 2 nos Estudos do Método Emmi Pikler.

Rosa Maria Fantini

Professora waldorf na Educação Infantil – aposentada.
Atualmente, como tutora, acompanha professoras da Educação Infantil em novas iniciativas e em escolas Waldorf.
Curso de Quirofonética.
Curso de Pedagogia Curativa.

Simone Dantas

Professora da Educação Infantil no Colégio Rudolf Steiner de MG
Cofundadora da API-Assoc Pedagógica Itacolomi/Mantenedora do Colégio RSMG
Graduada em Pedagogia
Pós Graduada em Psicopedagogia
Pedagogia Waldorf
Pedagogia Curativa
Extra –Lesson/Recursos Especiais da Pedagogia Waldorf

Valéria Teixeira

Professora fundadora da Escola Waldorf Aitiara em 1984, em Botucatu. Fundadora do ensino médio Aitiara em 2002.
Foi professora da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.
Participou do processo de fundação do ensino médio da Escola Waldorf Rural Turmalina, em Recife.
Desde 2011 atua como professora do ensino fundamental do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais.
Outras atividades: tutora da Escola Ipê Amarelo, de Lagoa Santa (2018 – 2019).
Tutora da Escola Miguel Arcanjo, em BH (2018 – 2019).
Atual tutora do ensino médio da Escola Waldorf Rural Turmalina (desde 2018)

Forum de Formadores

O CWBH é reconhecido no Forum de Formadores, órgão que zela pela ampliação da formação de professores no país dentro da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.

Veja aqui.

Perguntas Frequentes

Qual o órgão máximo que regulamenta as formações Waldorf?

O Curso de Pedagogia Waldorf de Belo Horizonte é caracterizado  como Curso Livre, por não ter sua  certificação inscrita no  Ministério de Educação e Cultura – MEC.  Ele é regulamentado pela  Federação das Escolas Waldorf do Brasil –  FEWB/ Fórum de Tutores.  A abrangência dessa certificação envolve  todas as escolas waldorf do Brasil e do exterior

Quais critérios são exigidos para participar do Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf?

  • Ser maior de 21 anos, ter a formação no  Curso  Superior  de Pedagogia e/ou Licenciaturas e/ou habilitações  reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC
  • Ter experiência como docente na Educação Infantil e/ou , Ensino Fundamental e/ou Ensino Medio.
  • Participação nos Encontros Preparatórios

Quais os passos objetivos para se tornar professor em uma escola waldorf?

  • Ter o Curso Superior exigido para as  áreas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atender aos critérios do item 2.
  • Ter a formação waldorf completa nos Cursos reconhecidos pelo Forum de Formadores- FEWB.
  • Ter experiência anterior como docente
  • Ter passado por entrevista em alguma instituição Waldorf e submetido ao parecer da Coordenação da Formação Waldorf em curso ou concluída.
  • Ter a autoeducação como propósito e instrumento para sua vida e para sua prática pedagógica.
Scroll to top